
Veja a Orientação Técnica 01/2020
Tempos Líquidos
Vivemos tempos líquidos, em que tudo muda com a mínima pressão, que induzem muita incerteza nas nossas vidas e nos negócios, impondo uma atitude instintiva de sobrevivência que convoca uma visão de muito curto prazo.
E, no entanto, sabemos que, independentemente do impacto da crise, todos teremos que continuar a trabalhar e a desenvolver os nossos negócios, o que exige inevitavelmente uma visão de médio e longo prazo.
Quanto mais nítidos forem os cenários que consigamos fazer para a recuperação, mais forte esta será, e mais sucesso teremos nesse processo.
Vai haver muitas dificuldades, negócios vão desaparecer, muitos vão transformar-se significativamente, mas, como sempre em grandes crises, muitas novas oportunidades vão surgir que teremos que identificar, criar e aproveitar.
Nestes cenários, todos os recursos devem ser aproveitados, desde logo os financeiros.
Os empresários com projectos de investimento não podem desistir deles; pelo contrário, eles podem ser agora mais importantes que nunca para alavancar a recuperação.
A recente Orientação Técnica da AD&C, veio flexibilizar diversas dimensões do acesso aos fundos do Portugal 2020, permitindo às empresas e investidores, reformularem os seus projectos, acomodando os constrangimentos de tempo, mas também as eventuais necessárias alterações de tecnologias, ou até mesmo de resultados e prazo da sua verificação.
Outros instrumentos financeiros estão ao dispor das empresas para mitigarem o impacto imediato nos seus negócios e tesourarias e outros instrumentos irão ser disponibilizados, que aconselham uma abordagem integrada e estratégica por parte das empresas para a sua utilização e implementação eficaz.
Eu próprio e a equipa da EIROSTEC – a trabalhar 100% online – estamos como sempre ao seu dispor para o/a apoiar e orientar na formulação da estratégia da empresa, dos seus investimentos e respectivos financiamentos.


You must be logged in to post a comment.