
Controlar danos, mas projectar o futuro já!!
Não obstante o estado de emergência e a crescente paralisação significativa da vida social e económica, o pior que podemos fazer, mormente os empresários e as empresas, é ficar apenas na expectativa.
Sim, temos que estar atentos às inúmeras mudanças das circunstâncias que condicionam as estratégias e acções das empresas, mas também temos que planear o futuro imediato, próximo e mais longo, com recurso a cenários, probabilidades, planos de contingência, etc.
Sabemos que temos uma crise sanitária com impacto ainda não totalmente mensurado. Sabemos também que teremos uma crise económica com uma dimensão e consequências dificilmente previsíveis. Mas temos também que saber (não apenas acreditar) que existe a necessidade de, agindo no imediato no controlo de danos, projectar o futuro, preparando-nos para ele e contribuindo para o condicionar.
As empresas têm que acomodar os desafios imediatos e encontrar muito rapidamente os instrumentos para os mitigar, mas, simultaneamente, têm também que preparar o relançamento da actividade – a actual, ou mesmo outra – de forma a contribuir para a retoma da actividade económica global, nos moldes antigos ou quaisquer outros que imanem da crise.
Há, pois, que repensar e redefinir os Modelos de Negócio, pensar mesmo em novos negócios, refazer os Planos de Negócios enquadrados por Planos Estratégicos totalmente revistos.
Há que reequacionar investimentos, planear novos, procurar parcerias apoiadas por avaliações de empresas que permitam fusões e aquisições potenciadoras de valor.
Há que aproveitar os instrumentos financeiros extraordinários disponibilizados pelo Estado e pela Europa para apoiar a mitigação dos impactos da crise.
Há que aproveitar ao máximo os fundos ainda disponíveis no Portugal 2020, através dos vários concursos abertos, para financiamento dos investimentos a realizar nos próximos 2 ou 3 anos, contando com o inevitável adiamento da entrada em operacionalização do próximo quadro comunitário 21-27.
Há que desenvolver ferramentas de planeamento e controlo de gestão e do negócio simples e flexíveis, que permitam análise de cenários em tempo real, no ambiente de grande volatilidade que vivemos e viveremos nos próximos tempos.
A EIROSTEC está atenta a todas as alterações e novidades que possam interessar aos nossos clientes – partilhando-as sempre que se justifique -, e disponível para trabalhar todas as dimensões acima referidas.


You must be logged in to post a comment.