Não me tragas problemas; traz-me soluções! - EIROSTEC - Artigo de Opinião

Não me tragas problemas; traz-me soluções!

Muitos de nós exigimos aos nossos colaboradores soluções e não problemas. Desta forma queremos convocar a nossa equipa para uma atitude baseada na responsabilidade, criatividade, empreendedorismo e capacidade de “desenrasque”.Ora, esta abordagem merece ser reavaliada, tomando por base a perspectiva de Sabina Nawaz.

Não temos dúvidas de que existem problemas que exigem a contribuição de diferentes competências e perspectivas que dificilmente se encontram apenas numa pessoa. Esta cultura tende a limitar a abertura a diferentes perspectivas, e a promover a defesa de soluções únicas.

Esta cultura tende também a potenciar o receio e a intimidação, podendo contribuir para que alguns problemas graves não sejam atempadamente trazidos trazidos à discussão das equipas.
Esta obsessão pelas soluções tem por base a vontade de evitar as queixas e reclamações das equipas, mas se conseguirmos modificar a forma como são apresentados os problemas, de forma positiva e devidamente enquadrada, podemos antecipar muitos problemas.

A autora recomenda os seguintes passos simples para melhorar o processo da equipa apresentar os problemas:

    1. Torne o processo seguro. Evite comportamentos que desencorajem os colaboradores de trazerem más notícias. Afinal, quanto mais cedo as conhecermos, mais cedo podemos evitar problemas maiores.
    2. Exija um relatório objectivo do problema em vez de uma reclamação. É necessário que os colaboradores percebam a diferença entre uma preocupação válida e uma simples reclamação. É diferente dizer “os colegas da embalagem estão sempre a falhar as entregas” ou “temos um problema com o processo de embalagem, que falha as entregas em 60%”.
    3. Identifique a pessoa ou pessoas certas para resolver o assunto. Muitas vezes a pessoa que traz o problema, não tem as competências ou perspectiva que lhe permita apresentar soluções válidas. Identifique outras pessoas na equipa, ou mesmo fora, que possam trazer ideias e soluções. Os problemas são inevitáveis, mas quanto mais cedo forem conhecidos, mais facilmente poderão ser resolvidos e evitados males maiores.

 

Como diz o professor da Harvard Busines SchoolFrances Frei, “identificar problemas, pode ser um desporto individual, mas encontrar soluções, raramente o é”.

António Queirós
António Queirós

António Queirós

Director Geral / CEO EIROSTEC. Consultor Sénior.

You must be logged in to post a comment.