
Não me tragas problemas; traz-me soluções!
Muitos de nós exigimos aos nossos colaboradores soluções e não problemas. Desta forma queremos convocar a nossa equipa para uma atitude baseada na responsabilidade, criatividade, empreendedorismo e capacidade de “desenrasque”.Ora, esta abordagem merece ser reavaliada, tomando por base a perspectiva de Sabina Nawaz.
Não temos dúvidas de que existem problemas que exigem a contribuição de diferentes competências e perspectivas que dificilmente se encontram apenas numa pessoa. Esta cultura tende a limitar a abertura a diferentes perspectivas, e a promover a defesa de soluções únicas.
Esta cultura tende também a potenciar o receio e a intimidação, podendo contribuir para que alguns problemas graves não sejam atempadamente trazidos trazidos à discussão das equipas.
Esta obsessão pelas soluções tem por base a vontade de evitar as queixas e reclamações das equipas, mas se conseguirmos modificar a forma como são apresentados os problemas, de forma positiva e devidamente enquadrada, podemos antecipar muitos problemas.
A autora recomenda os seguintes passos simples para melhorar o processo da equipa apresentar os problemas:
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- Torne o processo seguro. Evite comportamentos que desencorajem os colaboradores de trazerem más notícias. Afinal, quanto mais cedo as conhecermos, mais cedo podemos evitar problemas maiores.
- Exija um relatório objectivo do problema em vez de uma reclamação. É necessário que os colaboradores percebam a diferença entre uma preocupação válida e uma simples reclamação. É diferente dizer “os colegas da embalagem estão sempre a falhar as entregas” ou “temos um problema com o processo de embalagem, que falha as entregas em 60%”.
- Identifique a pessoa ou pessoas certas para resolver o assunto. Muitas vezes a pessoa que traz o problema, não tem as competências ou perspectiva que lhe permita apresentar soluções válidas. Identifique outras pessoas na equipa, ou mesmo fora, que possam trazer ideias e soluções. Os problemas são inevitáveis, mas quanto mais cedo forem conhecidos, mais facilmente poderão ser resolvidos e evitados males maiores.
Como diz o professor da Harvard Busines School, Frances Frei, “identificar problemas, pode ser um desporto individual, mas encontrar soluções, raramente o é”.

António Queirós
Director Geral / CEO EIROSTEC. Consultor Sénior.

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