Investir em territórios de baixa densidade

Investir no interior pode compensar. Muito!

Baixa Densidade é muitas vezes confundido com zonas do território remotas, muito no interior, desabitadas e até inóspitas…

Ora, esta ideia está bastante distante da realidade. Em primeiro lugar porque Portugal é pequeno e as vias de comunicação rodoviárias são tão boas que o tornam ainda menor, por outro, no interior do país existem localidades, cidades e comunidades pujantes de vida e negócios, com universidades,  escolas técnicas e pessoas ansiosas e disponíveis para trabalharem em empresas que lhes tragam desenvolvimento pessoal, social e económico.

Cidades como Bragança, Vila Real, Castelo Branco, Elvas, Portalegre, Serpa, Beja, com os seus respectivos concelhos, são regiões com características óptimas para acolherem investimento e atraírem pessoas que procuram um estilo e nível de vida diferentes, assentes em maior proximidade à natureza e às pessoas, sem prejuízo da qualidade de vida e do acesso a quase tudo o que é imprescindível à vida moderna.

Para além destes concelhos de baixa densidade, existem muitas freguesias que, não integrando concelhos de baixa densidade, são-no elas próprias, como são exemplos: Vieira do Minho a 33km de Braga, Marco de Canaveses a 55km do Porto, Alcácer do sal a 90km de Lisboa e Santa Catarina da Fonte do Bispo a 35km de Faro.

Faz então muito sentido reflectir na oportunidade de expandir o negócio para zonas de baixa densidade, ou mesmo criar novos negócios nesses territórios, aproveitando os incentivos públicos disponíveis e, eventualmente, com redução de custos de contexto, como as rendas, mão-de-obra, impostos e outros.

O concurso do Portugal 2020 SI Inovação Produtiva Territórios de Baixa Densidade, está ainda aberto até final do ano, majorando o incentivo em 10 pontos percentuais, o que permite atingir uma taxa de apoio de 75% sobre as despesas de investimento relacionadas fundamentalmente com os activos corpóreos – obras, máquinas e equipamentos, tecnologias de informação, consultoria, entre outras.

Fale connosco para que possamos enquadrar o seu projecto e ajudar no seu desenvolvimento.

Anexos:

Territórios de baixa densidade

*Dado que, houve uma alteração às freguesias dos territórios de baixa densidade, publicamos também o seguinte anexo.

Freguesias de baixa densidade em concelhos não de BD

 

 

 

 

You must be logged in to post a comment.