O nosso mercado interno é a Europa

O nosso mercado interno é a Europa

Hoje, após reunião de negócios e contactos com empresários alemães do grupo de negócios BNI Klingenstadt, em Solingen, Alemanha, deixei-me deambular pela pequena cidade, que não conhecia e fica nas imediações de Düsseldorf, capital de Nord-Rhein Westfalien.

Era ainda muito cedo – 09:00 – o ambiente solarengo mas fresco, os ruídos, as poucas conversas dos poucos transeuntes e dos velhos nas esplanadas, as algazarras contidas de grupos de crianças da escola, os cheiros do café e principalmente, do pão das Bäckerei, estimularam memórias de infância e juventude passadas em Düsseldorf, fazendo-me sentir totalmente em comunhão com o espaço e o momento, uma sensação de pertença de quem se sente me casa.

A Europa é uma taça tutti-frutti de sabores, cheiros e cores, culturas, e histórias, mas essa diversidade e as suas diferenças, ao contrário de serem obstáculos, são antes motivos de conversas sempre ricas, de oportunidades de descoberta e complementaridades.

Esta Europa diversa é onde nos temos que sentir em casa.

Esta Europa tem que ser o nosso mercado interno.

You must be logged in to post a comment.