Reduza o seu IRC em até 82,5% usufruindo do SIFIDE, mesmo que não tenha projectos de IDT.

 

Portugal está comprometido com os seus parceiros europeus em atingir a meta de investimento em IDT de 3% do PIB, até 2030. Presentemente, esse indicador encontra-se abaixo de 2%.

Em face deste cenário, o governo abdica de parte das receitas de IRC em benefício da sua aplicação directa em projectos de investimento promovidos pelas empresas, através de um instrumento específico – SIFIDE.

Acontece, contudo, que existem muitas empresas com colectas de IRC impressivas, mas que não têm projectos de investimento em IDT aprovadas pela ANI (Agência Nacional de Inovação), não podendo por isso beneficiar daquele benefício.

Por outro lado, existem muitas empresas com relevantes projectos de investimento em IDT, a quem falta capital para o seu financiamento, perdendo-se assim muitas ideias que poderiam resultar em inovações importantes para toda a economia e sociedade.

Para reduzir o impacto negativo desta situação, o SIFIDE prevê que as empresas possam beneficiar do SIFIDE, mesmo sem projectos de IDT, desde que participem em fundos especializados de capital de risco, exclusivamente orientados para o financiamento de empresas com projectos de IDT.

Desta forma, conseguem-se múltiplos objectivos:

  • As empresas participantes no fundo, obtêm extraordinário retorno do seu investimento, pelo benefício fiscal de redução do IRC até 82,5%.
  • As empresas com bons projectos de investimento acedem a capital com características adequadas ao financiamento de investimentos.
  • Promove-se o objectivo do país investir fortemente nessa importante dimensão do nosso crescimento, aproximando-se do objectivo dos 3% do PIB.

 

Para mais informação, contacte-nos para marcação de reunião e apresentação deste importante instrumento de estímulo ao investimento.

Nota: Para beneficiar deste desconto no IRC de 2019, o investimento terá que ser realizado até 23 de Dezembro.

You must be logged in to post a comment.