Investimento

Nas suas famosas três leis, Isaac Newton estabeleceu os princípios gerais da estática e dinâmica dos corpos. A primeira estabelece que um corpo em repouso, continuará em repouso, se sobre ele não incidir uma força não nula.  

Embora uma empresa seja muito mais que um corpo, ela não crescerá, a menos que seja sujeita à força impulsionadora do investimento. O investimento é, pois, uma condição imprescindível ao desenvolvimento e crescimento das empresas.

Aliás, contrariamente aos corpos sólidos de Newton, se uma empresa não investe não fica parada; regride, na medida inversa da aceleração da concorrência.  

Um certo nível de investimento será apenas suficiente para acompanhar os desafios do mercado. Para ganhar competitividade, as empresas têm que alinhar o investimento com a sua estratégia, tornando-o um factor de diferenciação e competitividade. 

As decisões de investimento que resultam da resposta a estímulos externos – aumento da procura -, são sempre menos potenciadoras de ganhos de competitividade. Desde logo, porque estão sempre atrasadas…e estes atrasos não se compadecem da velocidade e disrupção dos novos actores no mercado, com modelos de negócio que tornam muito rapidamente obsoletos os que conhecemos actualmente. 

De facto, a quarta revolução industrial já está em acelerado movimento, exigindo aos empresários a estratégica decisão de quererem aproveitá-la ou serem abalroados por ela. 

A questão não é mais, se a quarta revolução industrial vai afectar o meu negócio, mas antes, quando é que isso vai acontecer! 

Na conferência Investir e Crescer, a decorrer no dia 27 de Março na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, estes temas e outros, serão aprofundados no 1º painel, dedicado ao investimento e às megatendências e estarão inevitavelmente presentes nos outros painéis, dedicados ao empreendedorismo e internacionalização e ao financiamento dos investimentos das empresas. 

Participe na conferência e aproveite a oportunidade para partilhar as suas ideias, aceder a conteúdos e ferramentas úteis, identificar oportunidades de negócio e ser solidário. 

Contamos consigo! 

António Queirós

António Queirós

CEO – EIROSTEC – Business Consulting

You must be logged in to post a comment.